A Casa do Grogue do município do Porto Novo, Santo Antão, foi inaugurada este sábado, 6, tem como aposta a conquista do mercado norte-americano.
A Casa do Grogue é um projeto da empresa Música e Grogue, de Tarrafal de Monte Trigo, no interior do concelho do Porto Novo, que diz estar tudo pronto para a inauguração desta plataforma de engarrafamento e de exportação da aguardente.
Segundo os promotores deste projeto, o grogue que se produz no Porto Novo, mais precisamente no Tarrafal de Monte Trigo e na Ribeira da Cruz, que já é exportado para a Europa e passará, “num futuro próximo” a ser, também, exportado para os Estados Unidos.
Trata-se de um país “potencial” para ser “um dos maiores mercados” para o grogue que se fabrica em Santo Antão, segundo os promotores do projeto.
Entretanto, a exportação do grogue para a Europa, deste 2018, tem contribuído “para que as grandes qualidades” deste produto sejam reconhecidas além-fronteiras, refere ainda página da empresa internet.
O reconhecimento internacional deste produto pode, assim, permitir a atribuição de “uma denominação de origem genuína, controlada e protegida” do grogue do Porto Novo, fabricado desde o século XVI.
C/Inforpress