A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou a Autorização Sanitária de mais dois produtos à base de “Cannabis”, também conhecida, por “Padjinha” e “Marijuana”: o “Extracto de “Cannabis Sativa Promediol e o “Extracto de Cannabis Sativa zion Medpharma 200 mg/ml”.
Usados para tratamentos de Saúde – escreve cnnbrasil.com.br -, a novidade desses produtos em relação a outros cinco já aprovados é que eles são compostos por extractos vegetais, ou seja: possuem em sua composição um conjunto de substâncias extraídas da Planta, ao contrário dos demais, compostos por “Cannabidiol” isolado.
Ambos são obtidos a partir de extracto etanólico das partes aéreas de “Cannabis Sativa” e são fabricados na Suíça. No Brasil, serão importados e distribuídos como produtos acabados, prontos para uso.
“Os extractos vegetais têm composição complexa, podendo conter muitas substâncias activas, que podem agir por diferentes mecanismos no Corpo Humano, o que torna ainda mais importante o controlo e o monitoramento aplicados a esses produtos pelo Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS). Há, também, toda a verificação de ausência de contaminantes que podem existir em extractos vegetais, a qual é realizada em detalhes pela Empresa Fabricante e verificada pela Anvisa, para que se possa garantir o uso seguro desses produtos”, explicou a Agência.
Acrescentou, também, que os dois novos produtos autorizados estarão disponíveis sob a forma de solução gotas, contendo 50 mg/ml de “Cannabidiol” (CBD) e não mais que 0,2% de “Tetrahidrocannabinol” (THC), e, portanto, deverão ser comercializados em Farmácias e Drogarias, a partir da Prescrição Médica, por meio de Receita do Tipo B (de Cor Azul).