O sistema das Nações Unidas em Cabo Verde acaba de elaborar um documento que reflecte as principais necessidades das populações afectadas pela erupção vulcânica na ilha do Fogo.
O diagnóstico irá permitir à organização reforçar as ajudas ao governo cabo-verdiano para fazer face problemas imediatos, assim como no período pós-erupção.
A coordenadora da ONU em Cabo Verde, Ulrika Golinsky diz que é preciso fazer uma análise de como recuperar a vida económica e social dos deslocados de Chã das Caldeiras.
“Devemos assegurar a integração social, a continuação da educação e garantir que as crianças possam ter espaços para desenvolver a suas actividades recreativas”, sublinhou Ulrika Golinsky afirmando que é preciso accionar mecanismos para que “a vida económica possa retomar o seu processo”.
A responsável pelo escritório das Nações Unidas em Cabo Verde reconhece que a fase pós-erupção vai exigir um esforço financeiro maior, bem como uma abordagem integrada por parte de todos os parceiros de desenvolvimento.
Erupção do Vulcão do Fogo: Sistema das Nações Unidas diagnostica principais necessidades
Por
Publicado em