O Centro Cultural Português do Mindelo/ Instituto Camões lembra, nesta segunda-feira (8), Florbela Espanca, esta que foi uma das maiores poetisas da língua portuguesa que nasceu e morreu no dia 8 de Dezembro.
Para recordar a data e a obra dessa poetisa, o Centro Cultural Português organiza, a partir das 18 horas, uma sessão evocativa com performances.
Além disso está marcado o visionamento do recente filme “Florbela” (2012) de Vicente Alves do Ó, um dos maiores sucessos de bilheteira do cinema português dos últimos 20 anos.
Sinopse: Num Portugal atordoado pelo fim da I República, Florbela (Dalila Carmo) separa-se de forma violenta de António (José Neves). Apaixonada por Mário Lage (Albano Jerónimo), refugia-se num novo casamento para encontrar estabilidade e escrever, mas a vida de esposa na província não é conciliável com sua alma inquieta. Não consegue escrever nem amar. Ao receber uma carta do irmão Apeles (Ivo Canelas), oficial da Aviação Naval e de licença em Lisboa, Florbela corre em busca de inspiração perto da elite literária que fervilha na capital. Na cumplicidade do irmão aviador.
Florbela Espanca lembrada pelo Centro Cultural Português do Mindelo
Por
Publicado em