A 6ª edição da Feira de Artesanato e Design de Cabo Verde – URDI 2021, este ano vai receber 161 participantes, entre artesãos, designers e distribuidores, provenientes dos 22 municípios do país.
Prevista para acontecer entre os dias 24 a 28 de Novembro, em Mindelo, a feira este ano volta ao seu formato habitual, com epicentro na Praça Nova do Mindelo e actividades paralelas em vários outros pontos da cidade.
Em conferência de imprensa, esta sexta-feira, para apresentação do programa de actividades, o director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design, Irlando Ferreira, avançou que esta retoma a praça é a grande novidade desta edição, que traz desta vez o lema “imaginar futuros”.
Para além da feira, o evento inclui, como é de praxe, as “Grandes conversas” sobre temas diversos, o Prémio Djoy Soares, o espaço “Food Design”, “Urdi depois da da hora” nas galerias Nhò Djunga, Alternativa, Prassa 3, Bombu Mininu, Jazzy Bird e Clube Náutico, entre outras actividades.
Ministério vai recorrer à banca para terminar obras do CNAD
O ministro da Cultura, Abraão Vicente, avançou, na mesma ocasião, que o ministério vai recorrer à banca para fazer um empréstimo de mais de 30 mil contos, destinado à conclusão das obras do CNAD.
O empréstimo, segundo o governante, vai possibilitar o adiantamento do Fundo do Turismo para retomada integral e conclusão das obras do CNAD que estão paradas há mais de 10 meses.
“A nossa perspectiva era este ano a Urdi ser recebida na própria sede da CNAD, mas não foi possível, infelizmente. Neste momento, com a retoma do fluxo do turismo, nas ilhas principais, e com a retoma dos cruzeiros, no Mindelo, temos garantia e já conseguimos chegar a um acordo para um empréstimo superior a 30 mil contos para a retoma das obras e conclusão do projecto integral do CNAD”, garantiu.
Prova de resiliência
Para o ministro, a Urdi é a prova de resiliência daquilo que tem sido a programação cultural em Cabo Verde, apontando que o seu regresso à Praça Nova trouxe a essência daquilo que sempre foi a feira, que é colocar toda a cidade à volta da Praça Nova a celebrar a criatividade e os criativos do Mindelo e de Cabo Verde.