A Agência Cabo-verdiana de Notícias – Inforpress, promove, entre 8 a 12 de novembro, a VI ação de formação e capacitação em jornalismo da agência, destinada aos profissionais de comunicação social da própria agência e outros órgãos.
A formação resulta de uma parceria com a agência portuguesa Lusa, o Instituto Camões e o Governo de Cabo Verde.
A iniciativa visa responder às necessidades e os objetivos da Inforpress e dotá-lo de competências editoriais e organizativas para produção, seleção, edição e oferta de um serviço informativo jornalístico.
A formação será ministrada pelos formadores da Agência Lusa, Paulo Nogueira e Sofia Branco, que durante uma semana, vão debruçar sobre o planeamento e cobertura jornalística, o papel dos correspondentes e a complementaridade entre agências de notícias e outros órgãos de informação.
Liberdade de imprensa, direitos e deveres dos jornalistas, acesso a fontes e os desafios éticos e deontológicos da profissão também serão abordados.
“Ainda, os formadores vão falar sobre o funcionamento das redações, recolha e tratamento das notícias, modelos de organização editoriais e temas, hierarquia e responsabilidades e as estratégias editoriais”, explica a agência, em comunicado enviado a esta redação.
Participam na formação um total de 46 jornalistas, sendo 34 da Inforpress e 12 de outros órgãos de comunicação social, distribuídos em duas turmas, uma de manhã e outra à tarde.
A VI Ação de Formação em Jornalismo da Agência, decorre de 08 a 12 de novembro, na sala de conferência da CCISS, sita em Achada Santo António. A cerimónia de abertura acontecerá, no dia 8, às 9 horas, e será presidida pelo Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, Lourenço Lopes.