A Câmara Municipal de São Filipe, Fogo, vai, a partir do próximo ano, passar a prestigiar obras escritas em crioulo da ilha do Vulcão, através da criação do prémio literário Pedro Cardoso.
“No próximo ano devemos lançar o prémio literário Pedro Cardoso, para valorizar a escrita de obras poéticas, ensaístas e ficção na língua crioula da ilha do Fogo”, afirma Nuías Silva.
O anúncio foi feito esta segunda-feira,1, pelo edil, Nuías Silva aquando da realização da gala de reconhecimento de personalidades que contribuíram para o reconhecimento cultural da ilha.
Silva considera que ao valorizar a cultura e a identidade da ilha do Fogo, “que é rica”, pretende-se contribuir para desenvolver o município de São Filipe, reconhecendo que tal só será possível ao apostar na sua cultura.
No que tange à Gala de Reconhecimento de personalidades culturais, o autarca afirma que iniciativas do género irão marcar o seu mandato para a valorização da identidade da ilha e sobre ela construir “um produto turístico de excelência”.
C/Inforpress